A comissão de formatura é a peça fundamental na organização da formatura. A comissão apoia desde a arrecadação de fundos até a organização de todos os detalhes das festas. É uma grande responsabilidade na formatura para o grupo.
Sendo assim, a eleição para comissão de formatura exige uma atenção especial, pois é fundamental que cada integrante tenha comprometimento e as competências necessárias para cumprir bem o seu cargo.
Preparamos esse guia para ajudar você e a sua turma em tudo o que você precisa saber sobre como organizar uma eleição para comissão de formatura. Confira!
Sumário
Entenda o processo de eleição da comissão de formatura
Como trouxemos no nosso conteúdo sobre a Comissão e seus cargos, ideal é que a Comissão seja formada já no início da faculdade.
Muitas universidades já possuem um estatuto específico para a formação e regulamentação da comissão de formatura e dão as orientações aos acadêmicos.
A criação de uma Comissão de Formatura pode ser feita de duas formas:
- Através de formação de chapas para a votação;
- Através de candidatura individual para a votação.
O mais indicado é a segunda opção, muito mais democrática.
Após a cada aluno se colocar à disposição, deve ser estipulado um prazo de aproximadamente 10 dias para iniciar as votações, podendo variar para mais ou menos de acordo com a disponibilidade da turma.
Como funciona a votação
Dependendo do tamanho da turma, são escolhidos entre 6 e 10 alunos para constituir a comissão de formatura.
Os cargos de presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, eventos e marketing, devem ser direcionados para aqueles que possuem afinidades com cada cargo.
Após a definição dos candidatos para cada vaga, chegou a hora da votação.
Votação em papel ou aplicativo
Dependendo do número de alunos, dá para distribuir um papel a cada um, com os nomes dos candidatos e pedir para que votem nos que acharem aptos a exercer os cargos, colocando em uma urna para garantir o anonimato.
Mas, se a turma for muito grande ou abranger mais salas, é interessante pensar em usar da tecnologia ao favor. A votação pode ser feita via aplicativos de votação ou até mesmo um formulário do Google.
Quem deve participar da votação?
Todos os alunos que interesse em aderir ao projeto da formatura poderão participar dessa votação, caso haja a unificação de turmas para o evento, a votação se torna ainda mais importante para criar apenas uma comissão.
Como convocar a turma para eleição
Hoje em dia, convocar a galera para participar da eleição da comissão de formatura é muito fácil, pois a informação corre rápido e chegará aos participantes por meio de redes sociais, grupos de whatsapp ou até mesmo nos corredores da universidade.
E se acontecer um empate?
É importante definir com antecedência, entre a turma, como será o critério de desempate, como um sorteio, um voto de minerva ou desistência?
Então, o que achou desse conteúdo?
Continue acessando nosso blog para tirar mais dúvidas.