Discurso de paraninfo: O que falar na colação de grau

discurso de paraninfo

Como já trouxemos no conteúdo completo sobre paraninfo e patrono, quem faz o discurso na formatura é o paraninfo.

Por isso, fizemos um artigo exclusivo para falar sobre o discurso de paraninfo.

Vamos abordar sobre a estrutura, duração do discurso e 4 modelos para se inspirar. Vamos lá!

A melhor estrutura para o discurso de paraninfo

Abertura

 É o momento de agradecer os presentes, apresentar a temática e preparar o público para as ideias centrais. Comece, preferencialmente, com uma frase de impacto, podendo ser um citação.

Desenvolvimento

Esse é o momento de contar algumas histórias e exemplificar situações que ajudarão na vida dos formandos

Conclusão

Faça uma reflexão sobre o futuro profissional dos formandos e os agradecimentos finais. Arremate com uma reflexão, a fim de emocionar os presentes.

Quanto tempo deve ter um discurso de paraninfo?

Um discurso de formatura de um paraninfo ou orador pode durar até cerca de dez minutos, esse tempo é suficiente para que o orador passe a sua mensagem.

Vídeos de discurso de paraninfo para se inspirar

Lições para a Vida | Discurso do Paraninfo da Medicina UFRGS 16/1

Discurso da Paraninfa do 9° ano do Ensino Fundamental – Ano Letivo 2022

DISCURSO DE FORMATURA ENSINO MÉDIO (CEPEC) PARANINFO

DISCURSO DE FORMATURA – PROF. GUSTAVO DA ROCHA LAMBERT

“Discurso da Paraninfa Professora Karoline Rodrigues – 89º Turma de Medicina UFAM

Discurso como paraninfo da formatura de 2020

O Melhor discurso de paraninfo!

Discurso de Paraninfo – Formatura Direito-UENP Turma 2016

Discurso da Paraninfa

DISCURSO DE FORMATURA – PROF. VITOR HUGO MARTINS GALL MAYWORM

Modelos escritos de discurso de paraninfo

Discurso de paraninfo 01

“Senhores Graduandos da Turma

Recebi, com indizível alegria, o convite o honroso, gesto com que os senhores me prestaram a homenagem para mim toda especial de ser-lhes o paraninfo, ministrando-lhes, simbolicamente, a derradeira aula da graduação. Muito obrigado!

A honra é muito grande e a minha alegria mais ainda. Quero, contudo, lhes dizer da minha incapacidade. Dizer o que aos senhores a esta altura? São professores e, com certeza, brilhantes professores! Que tenho eu para lhes ensinar, para lhes dizer?

Quero, pois, confessada a minha incapacidade e expressada a minha humilde gratidão, tentar lhes deixar algo de lembrança para a vida profissional, que começa agora. Algo simples, mas é o que lhes posso oferecer e que consiste em três palavras: crença, ética, ação.

Crença. Quero-lhes falar de crença, sim, porque isso é indispensável para um bom profissional da área de Ciências Humanas. Mas, crença em quê? Crença em quem? Crença no ser humano, na pessoa, no aluno, no pai, na mãe. No ser humano, como algo que pode ser melhorado, aperfeiçoado e que também, em qualquer circunstância, tem muito para oferecer. Creiam nisso! Acreditem nisso ao longo de suas vidas, como pessoas e como profissionais da Educação.

Ética. Quero-lhes falar de ética, embora de forma muito simples. Ética no agir, todos os dias de suas vidas, porque, sem ética, é impossível prestar um bom serviço; sem ética, é impossível educar; sem ética, é impossível servir e ser servido. Ética, em tudo e por tudo, senhores professores!

Ação. Quero-lhes falar de ação, porque não poderia deixar de fazê-lo. Sim, não poderia. Ação, tenham ação. Como diriam outros, tenham atitude! Ação é, como sabemos, o ato ou efeito de agir. Ajam! Ajam para o bem da Humanidade, acreditando no ser humano como instrumento de dar e receber, mas ajam com ética!

Eis, pois, o que, profundamente agradecido, lhes tenho a oferecer! Eis aqui, sem pretensão de sapiência, a última lição. A vida profissional começa agora. Parabéns e muito obrigado!”

Discurso de paraninfo 02

Excelentíssimo Senhor Fulano, coordenador geral da Faculdade e Excelentíssima Senhora Dra Fulana, coordenadora do curso de Agronomia, profª e patronese dos formando, na pessoa a qual cumprimento as demais autoridades componentes da mesa.

Senhores pais, mães, familiares, amigos e amigas de nossos formandos que hoje nos prestigiam com sua presença, boa noite!

Meus queridos afilhados, formandos e formandas, razão desta solenidade. Boa noite!

Peço permissão a todos que aqui se fazem presentes, para dizer que é uma noite de homenagens àqueles que iniciaram, estão construindo e ainda construirão muito mais o nome da Faculdade, como instituição de ensino e de excelência já comprovada.

Este momento deve ser breve para todos os presentes, mas será eterno para mim!

As primeiras palavras que gostaria de dizer para iniciar este discurso são de agradecimento.

Em uma noite como esta, em que a alegria é a tônica de tão importante momento de nossas vidas, jamais poderíamos deixar de agradecer a Deus por esta dádiva.

Agradeço aos formandos pela lembrança e pela escolha de meu nome para ser seu paraninfo. Por acreditarem, que algo do que possa pensar, falar ou expressar é ou pode ser relevante para cada um de vocês, principalmente nesse momento tão especial.

Há coisas na vida que não se repetem. São sempre como se fora a primeira vez. Ser paraninfo de uma turma como a de vocês é uma delas. A alegria profunda que senti quando o Marcos e a Carol – representando toda a turma – me trouxeram a notícia da escolha do meu nome e a enorme emoção que eu sinto agora neste instante documentam que esse é um momento único.

Obrigado por me proporcionarem este momento tão maravilhoso; confesso que foi e está sendo muito difícil segurar tanta emoção.

E aqui estou! Tentando representar dignamente um corpo docente do qual sou fã e me inspiro todos os dias. Agradeço a cada um de vocês meus queridos colegas professores. A formação profissional de qualidade que nossos formandos tiveram se deve a cada um dos docentes pelo amor e dedicação à profissão, com o fundamental auxílio de cada servidor técnico-administrativo. Foi um trabalho individual, artesanal, porém integrado e organizado.

Leia também  Viagem ou festa de formatura? Veja qual escolher

Agradeço aos mantenedores pela coragem de enfrentar tão difícil e arrojado desafio de cuidar da nossa faculdade, em um País onde a Educação, infelizmente, está ignorada e largada aos mais baixos níveis.

Agradeço de coração todos vocês!

A segunda palavra gostaria de dirigir as mães e aos pais.

Senhores pais e mães, de sangue e de afeto: somos nós que estamos no palco, mas esta noite é de vocês. Aqui se celebra o sucesso da educação que deram aos seus filhos. Eles estão criados, bem criados. Daqui eles partirão para conquistar o mundo.

Deve ser gratificante este momento sublime, vê-las e vê-los comemorando a conquista da formatura em um curso superior, ainda mais quando o diploma conquistado é o da nossa Faculdade. Meus sinceros parabéns. Olhando para trás, tenho certeza de que todos os seus esforços, as suas privações e as suas dificuldades estão longe e já não importam mais. Hoje, a noite é do presente e do futuro e, tenho certeza, ele será brilhante para cada uma de seus filhos e filhas. Respirem fundo e tenham fé.

A terceira e todas as demais palavras, dirijo-as especialmente a vocês, meus queridos afilhados formandos e formandas.

Além da formação profissional acredito que esses anos em Machado marcaram para sempre suas vidas pela riqueza de experiências, pelo amadurecimento pessoal e pela superação dos desafios. Tenho certeza que levam daqui amizades verdadeiras que serão para a vida toda.

Nesta hora de despedida gostaria de dizer a vocês algumas coisas que talvez possam ajudá-los a viver uma vida boa, uma vida ética e uma vida feliz. Alguns valores que cultivo, atitudes diante da vida.

Faremos uma pequena comparação da carreira de cada um, com a construção de uma casa: a faculdade propicia ou representa a base, o alicerce de cada construção. E o trabalho foi bem feito, vocês têm a base para seguir a diante. Caberá a cada um de vocês, ter a casa que quiserem, de acordo com a capacidade e força de vontade e, principalmente, pela honestidade no exercício de suas profissões. Por isso, pensem seriamente no compromisso que estão assumindo em suas vidas.

Sejam sempre humildes, honestos e respeitem ao próximo. Neste mundo tão conturbado e muitas vezes perverso e cruel, essas qualidades, com toda certeza, terão o seu lugar reservado e aqueles que delas fizerem uso, nunca se arrependerão de exercitá-las constantemente.

Como ultima lição aos meus queridos afilhados, gostaria de citar uma frase do livro “O monge e o executivo”, escrito por James Hunter: “O cúmulo da insanidade é fazer sempre as mesmas coisas esperando um resultado diferente”.

Quando cada um de vocês decidiu sair do comodismo e do aconchego de suas casas, e assumiu o compromisso de frequentar uma universidade para buscar o aperfeiçoamento pessoal e profissional, vocês decidiram fazer diferente, por isso, hoje vocês comemoram a conquista de um grande objetivo. Continuem a fazer a diferença, busquem ser a diferença!

Algumas pessoas vivem reclamando que a vida nunca lhes dá oportunidade, reclamando de sua “má sorte”, mas são essas mesmas pessoas que vivem fazendo sempre as mesmas coisas, nada de diferente, por isso o resultado de suas vidas será sempre o mesmo. Portanto, meus queridos formandos, façam a diferença, arrisquem, sejam ousados, criativos e inovadores em tudo o que vocês fizerem, que com toda certeza o resultado de suas ações será sempre diferenciado.

Meus queridos afilhados hoje vocês estão conquistando algo muito valioso; comemorem vocês merecem, mas não deixem que a alegria da conquista lhes tire a vontade de continuar crescendo, continuem sempre buscando o aperfeiçoamento profissional e pessoal, pois, assim esta será apenas uma das muitas vitórias que vocês terão.

Ajudem a construir um mercado que valorize as pessoas pelo que elas são e por seus resultados. Humanizando, valorizando as relações que temos ao longo da vida. Um mercado que preze a sua dedicação ao trabalho, mas, também, e, principalmente, sua dedicação à família, aos verdadeiros amigos, aos valores e amores.

Por fim, sejam gentis e tenham bom humor.

Ser gentil é como fazer a vida acontecer ao som de uma boa música. Faz toda a diferença. Imagine um filme, uma série sem trilha sonora. A gentileza é um toque de classe em um mundo pragmático, apressado e indiferente. Ela é uma forma mais doce, mais amável de dizer algo, de enxergar a vida com outros olhos. A gentileza não rende tributo à falsidade. A falsidade é incompatível com todos os valores de que já mencionei aqui anteriormente. Na vida, na maior medida possível, a gente deve conservar a sinceridade, a autenticidade.

Não se levem a sério demais, tenham bom humor. Trafeguem pela vida com leveza. O humor pode ter malícia, mas não maldade. Sorriem sempre. Levem alegria por onde estiverem. Sempre procuro levá-lo para as minhas aulas. O bom humor faz bem pra você e para todas as pessoas que convivem ao seu redor.

(DESPEDIDA) … Bom, é hora de terminar.

Meus queridos afilhados, Eu desejo profundamente a todos vocês, o que desejaria a um filho meu neste momento: não se esqueçam de ser felizes. Lembre-se que a felicidade tem mais a ver com atitudes do que com circunstâncias. Voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho. Não tenham medo de errar, de tentar, de recomeçar e de insistir. Se realizem profissionalmente. O maior naufrágio é não partir, e o maior fracasso é não tentar.

Deste modo, eu me despeço de vocês. Vão em paz. Sejam bons, justos, afetuosos, humildes, tolerantes e éticos. Com gentileza e bom humor o mundo se jogará a seus pés.

Deus abençoe a carreira de cada um de vocês e que o espírito de luta e de colaboração que vocês demonstraram na sua passagem pela nossa instituição não esmoreça jamais.

Meus Parabéns pela conquista! E Muito obrigado!

Discurso de paraninfo 03

Cumprimento todos os membros dessa estimada mesa, os familiares aqui presentes, professores, amigos, homenageados. E é claro, cumprimento em especial à minha turma, tão querida, que me deu a responsabilidade, muito acima da minha nobreza, de representá-los neste instante. Minha mais profunda gratidão a todos.

Gostaria que as palavras desse discurso fossem lembradas, não como o formalismo de um momento, mas como o eco da incrível vivência que tivemos nestes últimos anos, e como a modesta tentativa de trazer à tona considerações que talvez tenha nos escapado durante todo esse tempo de convívio.

Há uma trecho de um poema do poeta grego Arquíloco que diz: “Não te esqueças meu coração, que as coisas humanas apenas mudanças incertas são”. Nesse pensamento tão simples, o poeta tentou lembrar a si próprio, que as metamorfoses da vida são inevitáveis. Ele enxergou que todos nós estamos sujeitos às transformações imprevisíveis que são trazidas no colo do tempo. O que nós éramos ontem, já não somos hoje, porque cada dia traz consigo um grão de sabedoria, que lentamente nos transforma.

Leia também  20 faixas de formatura criativas (Até demais)

Quando olho para cada um dos meus colegas nesse momento, consigo entender com clareza cada palavra do poeta. Vejo pessoas que amadureceram, que mudaram, reinventaram a própria personalidade. Cada consciência por mim aqui representada nesta noite, já não é mais a mesma que adentrou nesta faculdade a 5 anos. No início, nós éramos apenas uma proposta de mudança, hoje, nós somos a mudança que propomos.

No ano de 2013, chegávamos aqui com a inocência de um aprendiz em seu estado mais bruto. Entrávamos pela primeira vez na sala de aula do curso de Direito, tomados pelo receio do desafio que estava à nossa frente. A apreensão fazia com que questionássemos a nós mesmos se tínhamos ou não o fôlego necessário para alcançarmos os nossos sonhos.

Mas como as coisas humanas apenas mudanças incertas são, pouco a pouco o medo cedeu espaço a coragem, e de uma vez por todas, decidimos atrevidamente nos lançar nessa difícil travessia. A travessia que nos levaria da ignorância para o conhecimento. Que nos tiraria do lugar comum e nos colocaria num ambiente ao qual os acomodados não costumam frequentar.

O passar dos dias se encarregou de construir entre nós afetos e amores que durarão por toda vida. As teorias memorizadas, as leis compreendidas, o raciocínio jurídico conquistado, foram parte essencial de tudo que vivemos aqui. Mas o maior milagre destes 5 anos é o fato de que pessoas, que antes eram estranhas umas para as outras, agora se chamam de amigos. Só posso dizer isso, porque o afeto é o maior tesouro que alguém pode acumular ao longo de suas experiências de vida.

Ninguém que está prestes a morrer pede que lhe tragam os certificados pendurados na parede ou o dinheiro guardado numa conta bancária, pelo contrário, pede em primeiro lugar a presença de alguém que ama, porque no fundo, todos nós sabemos que o contato humano vale mais do que qualquer de nossas conquistas. Foi gratificante aprender ao lado de vocês a dogmática jurídica, os conceitos do direito material e processual, mergulhar a fundo em cada ramo dessa linda ciência social, mas não posso negar, que apaixonante de verdade, foi a oportunidade que o universo nos deu, de compartilharmos no tempo e no espaço, a dádiva da amizade.

O descobridor da gravidade, o físico Isaac Newton, disse uma vez: “Se eu consegui enxergar mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes.” Senhoras e senhores, o que hoje está acontecendo aqui, é o resultado do empenho de pessoas que nos amam incondicionalmente. Por isso, depois de agradecermos a Deus, nosso principal agradecimento é dado para os gigantes que colocaram esses diplomas em nossas mãos: os nossos familiares. Essa felicidade estampada nos nossos rostos é o resultado do cuidado de vocês, dos dias e noites de trabalho, da preocupação com cada detalhe. Vocês sempre serão o nosso suporte existencial.

Agradecemos também a cada professor, a cada educador. Nosso sincero desejo em relação a vocês mestres, é que brilhem. Brilhem, mesmo em uma nação que valoriza muito mais os que promovem futilidades do que os que se desgastam pela inteligência. Eu sonho com o dia que nós valorizaremos mais os reis do que os bobos da corte. Não se intimidem, vocês são os verdadeiros heróis desse país.

Finalmente, quero me dirigir de modo pessoal aos colegas de turma:

Caros, como as coisas humanas apenas mudanças incertas são, chegou o dia em que cada um de nós seguirá seu rumo. Mas eu quero dizer a vocês, que independentemente do caminho profissional que seguirmos, será preciso coragem. Nos depararemos com as dificuldades do mundo em suas mais diversas formas. Estaremos diante da ditadura do preconceito, da cultura do desinteresse humano, da corrupção ética, da falsidade no discurso, e até mesmo, da violação da dignidade humana. Mas não tenham medo.

Para isso nos preparamos. Sejam bravos, implacáveis. Que nesta nova etapa que se aproxima saibamos expandir nossas potencialidades, agregar ideias, pensar de modo crítico, que consigamos gerenciar com sabedoria nossas emoções e conflitos. Vocês meus amigos, são a peça-chave nesse momento de fraqueza da justiça em nossa República.

Cada um tem a responsabilidade de buscar, nos seus espaços profissionais, a mudança que tanto sonhamos, diante da crise de valores que domina este país. Sejam incorruptíveis diante da corrupção, humanos diante da falta de amor.

Amigos, sei tanto quanto vocês, que não foi fácil chegarmos até aqui. Foram muitas as noites em claro, o cansaço mental em muitas ocasiões tomou conta de cada um de nós. Alguns tiverem que encarar cotidianamente longas viagens, que conciliar estudos e trabalho, e outros, tiveram que superar até mesmo barreiras físicas. Cada um de vocês não está gratuitamente aqui. Vocês são grandes.

Com toda a sinceridade do meu coração, gostaria de dizer que foi uma honra ter passado estes anos ao lado de vocês. Tenham certeza de que estarão presentes nas minhas melhores histórias.

Eu não gostaria que este momento fosse um adeus, uma despedida, mas estou consciente de que nós provavelmente já não frequentaremos os mesmos espaços, talvez não estaremos mais presentes no dia a dia um do outro, porque seguiremos outros rumos.

Eu sentirei saudades dos abraços recebidos, das conversas nos corredores, da presença de cada um em minha rotina. Vocês são pra mim, mais que amigos, são irmãos. Sim, sei que as coisas humanas apenas mudanças incertas são, mas o que jamais mudará é a certeza de que esta foi uma das jornadas mais incríveis de nossas vidas. Desejo sinceramente que vocês não deixem de aspirar, não deixem de sonhar, de ir adiante. Por que vocês meus amigos, vocês são incríveis.

Discurso de paraninfo 04

De inicio saúdo a todos os membros que compõem essa honrosa mesa. Saúdo aos nossos familiares, aos amigos e às pessoas amadas pela imensa honra que têm nos dado lotando esse auditório, e mais do que isso, aos meus queridíssimos colegas formandos, com o meu cordial boa noite.

Pois bem, por certo não estaríamos desfrutando deste momento festivo se não fôssemos alvo da proteção e bençãos divinas. Como bem disse o salmista bíblico, os olhos de Deus nos viram ainda informes, pois tudo o que hoje somos, já estava descrito no livro eterno.

Sem dúvida podemos hoje declarar, assim como o profeta Samuel declarou em seu primeiro livro: Ebenézer (Até aqui nos ajudou o Senhor).

Por esta razão, ao autor, provedor e doador da vida, A Deus toda glória e toda honra, Ele é exaltado desde a antiguidade, é exaltado nessa noite e será exaltado de geração em geração.

Leia também  Saiba as bebidas que não podem faltar na sua festa de formatura

Inicialmente gostaria de agradecer aos colegas da turma de Direito matutino por ter me concedido tão sublime oportunidade de representá-los como orador da turma, espero representá-los a altura da grandeza de cada um de vocês, sintam-se abraçados por mim.

Como já dizia José Saramago, “(…) há coisas que nunca se poderão explicar por palavras”. Isso demonstra o quão desafiador é a minha missão de neste curto espaço de tempo expressar nossos sinceros sentimentos em relação aos cinco anos de faculdade.

Confesso que até tentei recorrer ao Dr. Google para me auxiliar na preparação desse discurso, mas percebi que nem mesmo toda a rede mundial de computadores poderia descrever esse momento vivido por nós nesta noite, sendo assim, decidi me levar pelas palavras da alma e dos momentos vividos na faculdade.

Confesso também que demorei muito tempo desde que fui escolhido como orador para começar a preparar tal discurso, e depois de um tempo descobri o motivo de tanta protelação para redigir esse discurso, era a minha resistência, resistência em escrever uma fala que dirá adeus ao nosso tempo de faculdade, pois aqui se finda um ciclo de 5 anos da nossa história.

Então, faz-se necessário nesse momento olharmos para trás, para o inicio da nossa jornada acadêmica, iniciamos o curso, uns por sonho pessoal, outros nem tanto, uns gostaram desde o início, outros se apaixonaram pelo caminho, e hoje temos a noção de que uma pequena parte do nosso legado começou a ser construído, e que colamos grau neste dia sendo pessoas melhores do que éramos quando aqui iniciamos essa trajetória.

Foram anos difíceis, às vezes até dolorosos, e que fizeram que alguns, infelizmente, desistissem no meio do caminho, nós, que aqui estamos, inúmeras vezes também pensamos em desistir, mas quando não conseguimos mais voar, nós corremos, quando não mais conseguimos correr, nós andamos, quando não foi possível andar, nós rastejamos, tudo isso para que de alguma forma pudéssemos continuar a caminhar e a evoluir, e não ficarmos prostrados diante dos dissabores que a vida nos ofereceu nesse tempo de graduação. Valeu a pena!

Queridos colegas, estou certo de que o nosso esforço pra chegar até aqui não foi em vão. Cada um de nós sabe a dificuldade que teve de enfrentar para alcançar o objetivo e realizar esse sonho. Os momentos de privação do lazer, do convívio familiar, valeram a pena, e hoje, neste momento, estamos prestando contas a todos aqueles que com amor, com um gesto de confiança ou uma palavra de incentivo nos momentos de tristeza, nos confortaram e nos deram força pra seguir em frente. Tenho por certo que esse sonho não é somente nosso, obrigado família. Valeu a pena!

Chegamos à Faculdade, muitos com cara e jeito de adolescentes, outros mais experientes, pais e mães de famílias. Não poderíamos perder essa oportunidade de agradecer aos colegas graduandos mais vividos do que nós mais novos e solteiros, vocês nos ensinaram que nunca é tarde para correr atrás dos sonhos, vocês nos deram o melhor exemplo, que não foi com meras e passageiras palavras, mas sim com marcantes atitudes, vocês, que mesmo após terem percorrido uma grande parte da estrada da vida manteram-se firmes na busca pelos seus ideais, vocês, que talvez tiveram que adiar esse sonho para cuidar da família, dos filhos, mas que não perderam a vontade de um dia chegar lá, nosso muito obrigado pelo exemplo de perseverança.

Como não terei tempo para discorrer sobre todos os formandos, gostaria de aqui deixar registrada a história de um colega formando que não é mais amado do que os outros, contudo a sua história serve de exemplo para todos, digo que muitas das vezes as suas palavras não podem ser levadas em conta, contudo o seu exemplo deve ser adotado. História essa que se assemelha a da maioria dos brasileiros, afinal, sabemos que a má distribuição de renda causa transtornos catastróficos na nossa sociedade.

Também quero fazer justiça aos professores que tivemos. Todos serviram como exemplo: uns, do que efetivamente ser, outros, do que JAMAIS ser. A verdade é que fomos brindados com muitos mestres, alguns dos quais hoje homenageados, aqui também representando a outros não expressamente lembrados, mas também não tacitamente esquecidos, por conta da absoluta falta de espaço a comportar tantas as homenagens quanto as merecidas. Com o recebimento do canudo, caros professores, não se esvairão de nossas mentes seus ensinamentos de matéria, suas lições de vida, suas provocações intelectuais, muito menos a inspiração que nos transmitiram com brilho nos olhos, nosso muito obrigado.

Queremos ser gratos aos nossos pais, cônjuges, namoradas, namorados, noivas, noivos e demais familiares, que durante essa caminhada nos apoiaram a seguir esse sonho, durante esse tempo de faculdade se privaram de conquistar algo, para que hoje pudéssemos conquistar esse tão sonhado diploma, tenho certeza de que não conseguiremos retribuir o que fizeram por nós, e mesmo que as vezes não consigamos expressar o amor e a gratidão, somos o que somos hoje por mérito exclusivo de vocês, que Deus lhes retribua tudo que tens feito até aqui, porque de fato não conseguiremos arcar com tanto amor dispensado a nossas vidas, receba nossa gratidão.

Finalizando, queria direcionar a minha palavra a vocês queridos formandos, em meu ‘coração há um desejo de muito em breve vestir, e vê-los vestidos, a toga, a toga da magistratura, a toga do ministério público, a toga da advocacia, a toga das carreiras policiais, a toga dos maiores e melhores operadores de direito desta nação, mas, qualquer que seja a área em que formos atuar, peço, queridos, e até mesmo faço um apelo, de que nunca deixemos de vestir a toga da humildade.

Por certo, não estaremos apenas nos relacionando com seres humanos atrás de um direito ou em busca de uma pretensão, por vezes estaremos diante de um órfão que busca um lar, de um cego que busque visão, de um surdo que busque ouvidos, e neste momento tenho certeza de que esse diploma aqui conquistado não passará de um simples e pobre papel pendurado na parede se não abrirmos o nosso coração e dar o nosso melhor aos nossos pares necessitados.

Sim, é verdade, de que adiantará ter estudado esses cinco e longos anos todos os tipos de lei, se não aplicarmos a maior e mais duradoura lei, qual seja, a lei do amor. Dei-me o trabalho e fiz uma pesquisa e constatei que no Brasil há aproximadamente 16.000 juízes, 10.000 promotores, 797.571 advogados, 675.996 policiais, e milhares de juristas.

Amigos, peço aos senhores que nos esforcemos para que não sejamos apenas mais um nestas listas imensas, façamos a diferença, plantemos na vida dos outros aquilo que de fato gostaríamos de colher, o maior homem deste mundo entregou a sua própria vida para que muitos alcançassem vida por meio dele, que nós possamos gerar vidas, sonhos e extrair o que de melhor há nos nossos semelhantes.

Uma primeira etapa hoje completamos. E, claro, nada mais justo que celebrarmos esse momento. Contudo, não podemos exagerar no autodeslumbramento de uma missão bem cumprida. Porque a faculdade, amigos, até pode nos ter dado algum conhecimento, e certamente nos deu, mas a vida nunca nos deixará de exigir sabedoria.

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas” Romanos 11.36.

Muito obrigado.

Então, gostou do conteúdo? Acompanhe o nosso portal para mais dicas como essa!

1 comentário em “Discurso de paraninfo: O que falar na colação de grau”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima