Estatuto da Comissão de Formatura + Modelo para download

estatuto da comissão de formatura

Caso você faça parte de uma comissão de formatura, já ouviu falar do estatuto de comissão de formatura e pode imaginar as responsabilidades que esse grupo de alunos precisa exercer.

Assim, a sua montagem exige cuidado e atenção para garantir que as cláusulas estejam escritas de forma abrangente e que resguarde os alunos dos seus direitos.

Por isso, preparamos os principais passos para montagem desse estatuto social, sua importância e esclarecimento das principais dúvidas sobre o tema. Confira!

O que é o Estatuto da comissão de formatura?

O estatuto é um documento para a criação de uma associação sem fins lucrativos, que deve ser registrado em cartório em pessoa jurídica. A sua finalidade é assegurar os direitos de cada membro da comissão de formatura e suas obrigações para com os outros formandos que não fazem parte da comissão.

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O estatuto é um documento obrigatório?

Não, porém ele tem o propósito de assegurar que todas as decisões tomadas em reuniões da comissão, com a presença de todos os membros ou grande parte deles.

Assim, ele garante a participação de todos dentro do projeto de formatura.

É preciso que o documento passe pela aprovação da Assembleia Geral, composta pelos membros da turma para se tornar plenamente válido.

Todos os alunos precisam respeitar o documento para que tenha o efeito desejado. Ou seja, as cláusulas terão que ser cumpridas por todos os alunos.

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Assim, todas as ações que os alunos esperam da comissão devem estar especificadas no documento para mostrar honestidade e seriedade.

Tópicos que devem aparecer no estatuto

O estatuto segue um modelo de contrato regido por cláusulas, deveres e obrigações dos responsáveis.

Sua escrita tem como objetivo definir a melhor conduta em relação a gestão do dinheiro arrecadado e práticas para a organização da festa.

Sendo assim, há alguns pontos principais para serem abordados:

Definição da comissão de formatura

Todas as informações que estão relacionadas a comissão de formatura precisam estar no estatuto, como por exemplo: Qual o motivo de existência do grupo, representantes e seus direitos e deveres e atribuições de cada cargo da comissão.

Estabelecer os prazos e pagamentos

Ao lidar com o dinheiro é preciso ter muita cautela e organização. Isso porque só uma gestão financeira será capaz de aplicar o investimento corretamente e assegurar seu bom uso.

No estatuto é necessário determinar quem será o encarregado de lidar com a gestão do dinheiro da turma e fazer a arrecadação dos alunos, assim como a prestação de contas para a galera.

Definição clara dos cargos e funções da formatura

Os cargos da comissão de formatura podem variar entre 5 a 7 e todos tem uma função muito importante dentro do gerenciamento da comemoração.

Os afazeres desses cargos devem estar escritos de forma clara e objetiva no estatuto, para evitar dúvidas.

Todos os acordos e decisões devem estar no estatuto

As decisões e acordos feitos pela turma de formandos devem constar no estatudo, para fugir de discursões desnecessárias que podem abalar os alunos.

Dessa forma, colocar no papel a vontade do grupo é um caminho para o sucesso de uma formatura sem estresse.

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Documentado em Ata e fichas de inscrição

Para que o documento valide por completo ele deve constar em ata na Assembleia Geral e possuir fichas de inscrição das pessoas que irão assinar o documento com as seguintes informações:

  • Nome;
  • Estado civil;
  • Profissão;
  • Nacionalidade;
  • Documento de identificação e órgão expedidor;
  • Número de CPF;
  • Endereço;
  • Data de nascimento;
  • Indicação dos eventos organizados pela comissão de formatura.

É preciso fazer o registro?

Sim, o registro deve ser feito em Cartório Civil de Pessoas Jurídicas e é fundamental para a oficialização do documento.

Além disso, ele precisa estar assinado pelo representante legal da associação e por um advogado regularmente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para o registro, são necessários apresentar originais ou cópias autenticadas dos seguintes documentos:

  • Requerimento assinado pelo representante legal, com seu nome, cargo e endereço, solicitando o registro da associação;
  • Estatuto social, assinado pelo representante legal e por advogado inscrito na OAB;
  • Ata de aprovação do estatuto social, com qualificação e assinatura de todos os presentes na Assembleia Geral;
  • Ata de eleição e de posse da Administração, com qualificação e assinatura de cada um de seus membros;
  • Documento Básico de Entrada (DBE), emitido no site da Receita Federal do Brasil.

Contudo, o cartório pode exigir outros documentos na hora do registros, por isso consulte antes.

O estatuto precisa estar datado e assinado por todos os membros eleitos, suplentes e assessores.

Então, o que achou deste conteúdo sobre como montar o Estatuto da Comissão de Formatura?

Continue acessando nosso blog para tirar mais dúvidas.

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