Paraninfo e Patrono: as 11 dúvidas mais comuns respondidas

Culto-Ecumênico-de-Formatura

A colação de grau é um momento muito importante na vida do universitário. Nesse evento, é comum que os formandos prestem homenagens aos pais, professores e ao paraninfo e  patrono.

Apesar dessa prática ser comum nas formaturas, muitos formandos, assim como você, têm dúvidas sobre essas duas figuras.

Por isso, nesse conteúdo, vamos responder as 11 perguntas mais comuns sobre Paraninfos e Patronos. Vamos lá?

O que é o paraninfo?

O paraninfo é aquele que dá nome à turma; o profissional no qual os alunos se inspiram, de preferência, na profissão dos formandos. O paraninfo é a personalidade considerada como referência profissional e/ou pessoal para os formandos.

O termo tem origem da palavra grega paranymphe, e significa “aquele que acompanha os formandos na cerimônia de graduação”.

Na colação de grau, o paraninfo realiza seu discurso, aproveitando a oportunidade para agradecer a homenagem e dar um último conselho para os formandos sobre a profissão que irão seguir.

Além disso, é o paraninfo que conduz os formandos na entrada do salão, e entrega os certificados aos seus afilhados.

O que é o patrono?

O Patrono é a personalidade destacada no âmbito do corpo acadêmico. Em geral, é uma pessoa de grande sabedoria, reconhecida pela competência e referência em uma área específica de conhecimento.

Qual a diferença entre Paraninfo e Patrono?

A principal diferença entre paraninfo e patrono é que a escolha do Patrono não é obrigatória, além disso quem realiza o discurso é o Paraninfo.

O patrono é uma pessoa que é admirada pela turma, seja pelo profissional que ele é ou por uma causa que ele defende. Não precisa ser, necessariamente, alguém do corpo docente.

Leia também  Enem: Entenda tudo sobre a prova aqui

O paraninfo, por sua vez, é o padrinho da turma. É uma personalidade que também se destacou durante os anos da graduação e que é escolhido pela turma como aquele professor que foi um dos mais próximos, sempre disposto a orientar e aconselhar os alunos.

Quem é o padrinho de formatura?

O padrinho da turma é o paraninfo, na maioria das vezes, é escolhido um professor que ganhou a empatia e o carisma dos alunos, que possuem grande carinho por ele e desejam homenagear e agradecer por tudo proporcionado durante o curso.

professora de pele negra segurando livro em frente a quadro branco com anotações

Qual é o feminino de paraninfo?

A madrinha de formatura se chama paraninfa, o feminino de paraninfo. É a personalidade feminina homenageada pelos formandos.

Qual é o feminino de patrono?

O feminino de patrono, em formaturas, é patronesse. O termo patrona existe, mas é o feminino de patrono em outras questões, como: advogado de defesa, protetor, fundador, padroeiro, figura tutelar de uma academia, arma ou força armada, enfim pessoa a quem se homenageia por serviços prestados.

Quem é mais importante patrono ou paraninfo?

Cada uma dessas personalidades homenageadas tem o seu valor e é escolhida por motivos diferentes. Entretanto, a escolha do patrono não é obrigatória e também não precisa discursar no dia da cerimônia.

Quantos paraninfos e patronos cada turma pode ter?

Geralmente, cada turma pode ter um paraninfo e um patrono, mas essas regra pode variar de acordo com a universidade e do protocolo de colação de grau. 

Mas vale salientar que quando há muitos cursos em uma única cerimônia, o ideal é que cada grupo de formandos escolha apenas um paraninfo, um patrono e um professor homenageado.

Pois caso haja discursos de cada uma dessas figuras, a solenidade torna-se maçante e desinteressante, tanto para os alunos quanto para os convidados.

Leia também  15 empresas incríveis para trabalhar como jovem aprendiz

Como escolher o melhor paraninfo para a turma?

A escolha dessa personalidade homenageada faz parte da preparação para a colação de grau .

Logo, o paraninfo é alguém de prestígio do mesmo meio acadêmico que os formandos e que faz parte do corpo docente da escola, reconhecido pela sua competência em seu âmbito de formação.

A escolha do paraninfo é um processo democrático e decidido por votação dos membros da turma.

Separamos 3 dicas simples para a escolher o paraninfo da turma:

1. Verifique as normas da instituição

Primeiramente, é consultar as regras. Normalmente, elas direcionam os alunos a utilizarem o quadro de docentes como um guia.

2. Estabeleça critérios para encontrar candidatos

Para facilitar a escolha do paraninfo de formatura, é fundamental estabelecer critérios de seleção.

Sendo assim, a comissão pode conversar com os demais formando e definir o que as pautas levantadas durante o processo, como a notoriedade do profissional, seu saber acadêmico e, principalmente, a proximidade com a turma graduanda.

3. Promova uma votação de assembleia

Depois de selecionar os possíveis candidatos, chegou a hora de definir quem será o homenageado. Assim, a recomendação é promover uma assembleia de votação com todos os formandos.

Até porque, é a vontade da maioria que definirá o paraninfo escolhido.

pessoa com beca de formatura segurando diploma enrolado em fita vermelha

Como convidar paraninfo e patrono para formatura?

O convite de paraninfo é planejado pela turma e estruturado de forma a proporcionar uma bela homenagem na hora do pedido.

É normal que os alunos optem por um dia menos conturbado ou uma comemoração que vai acontecer e então, aproveitar a oportunidade.

É comum, junto ao pedido, entregar flores, presentes, cartas e objetos simbólicos para a pessoa, para tornar o momento ainda mais especial e memorável.

Preparamos um modelo formal para que você possa convidar os homenageados na sua formatura. Copie o texto ou faça download do modelo editável abaixo.

Leia também  Melhores Faculdades de Administração do Brasil

Carta Convite – Modelo

CONVITE DE PATRONO(A), PARANINFO(A) E/OU HOMENAGEADO COM O NOME DA TURMA

COMISSÃO DE FORMATURA do (série/período) ano do curso de (nome do curso).

Prezado(a) Senhor(a),

Sabendo de vossa competência e empenho no exercício profissional e de comum acordo como os formandos de (nome do curso). vimos por meio desta, orgulhosamente, convidá-lo para integrar nossa formatura como (paraninfo(a)/ patrono(a)/ padrinho (madrinha), o que muito nos honrará.

Nossa colação de grau será:

(local)

(dia/mês/ano)

às (horário), no (local)

Vossa presença muito nos honrará.

Atenciosamente,

(nome do Presidente da Comissão de Formatura ou representante)

Comissão de Formatura de (nome do curso)

Local, (data/mês/ano).

Como fazer um discurso de paraninfo?

Na colação de grau, no momento em que o paraninfo realiza o discurso é comum que ele dê muitos conselhos para os formandos no que diz respeito ao seu futuro profissional. Além disso, o paraninfo relembra os bons momentos vividos, as dificuldades e os obstáculos ao longo do curso até a conquista do diploma.

O discurso deve ser apresentado por meio de um texto coeso, com início, meio e fim. Então, mesmo o pronunciamento sendo individual e escrito de acordo com as vivências de cada um, é esperado que aconteça uma exposição marcante e que ficará na lembrança dos presentes.

E aí? Gostou do conteúdo? Conseguiu tirar suas dúvidas sobre como escolher o paraninfo e o patrono para sua formatura?

Deixe nos comentários se ainda tiver alguma pergunta não respondida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima