9 ideias para arrecadar dinheiro para a formatura

arrecadar para formatura

Para que seu baile de formatura tenha tudo o que você sempre sonhou é preciso que toda a turma se engaje, principalmente na arrecadação do fundo. Para ajudar nessa missão trazemos 9 ideias para arrecadar dinheiro para a formatura.

Rifas, festas, produtos personalizados… Vamos te apresentar práticas que ajudam as turmas a levantarem a grana necessária de forma criativa e dinâmica.

1. Elabore estratégias

O primeiro passo para que você consiga elaborar formas eficientes de arrecadação é definir estratégias para a realização das mesmas.

É preciso pensar em cada ponto, a começar pela comissão de formatura. Ter membros que consigam negociar com os fornecedores afim de ganhar descontos e fazer a turma lucrar é muito importante.

Além disso,Tenha em mãos os calendários de provas para que os eventos marcados não coincidam com nenhuma atividade acadêmica importante da turma e todos possam comparecer.

Crie também um calendário de eventos próprio, como festas de meio curso, churrascos e calouradas para que o pessoal já se programe e fique animado.

Estimule a turma com campanhas de arrecadação, novidades sobre os eventos de formatura e crie ofertas. Isso despertará o desejo de todos em fazer parte da formatura.

Comece a arrecadar o quanto antes, isso permitirá mais ações para desafogar as parcelas de cada formando, bem como ajudará a levantar um montante maior para que todos os eventos sejam topíssimos.

2. Rifas

A boa e velha rifa nunca sai de moda no mundo da formatura. Além de ganhar novas roupagens, como a modalidade on-line, rifa combina e muito com a vida do estudante.

Sabemos que a vida financeira de um estudante, muitas das vezes, é bem apertada. Muitos arcam com as despesas da faculdade sozinhos, sem falar nos xerox, livros e vida social para bancar.

Leia também  Vice-presidente da comissão de formatura: Entenda o cargo

As rifas são uma maneira de você envolver amigos e familiares na sua arrecadação. Algumas empresas de formatura incluem elas em seus pacotes, como forma de ajudar nas parcelas a serem pagas.

Aposte em opções variadas de prêmios, desde brindes simples como kits de beleza, vale presente, que permitem um valor mais em conta do bilhete, até brindes elaborados, que podem ser patrocinados, como celulares, tablets, Tvs e viagens.

É interessante criar também um calendário de rifas, intercalando durante o ano rifas com valores menores e rifas com valores maiores, assim fica fácil das pessoas adquirirem e aumenta a possibilidade de vendas.

3. Festas

Ahh as festas! A maneira mais prazerosa de arrecadar o dinheiro. A união do útil ao agradável.

Com o calendário de festas definido a comissão primeiramente deve se atentar a organização, verificar capacidade do local, pesquisar fornecedores, ir atrás de parcerias para aumentar o lucro.

O próximo passo é definir valores que serão cobrados nos ingressos. Esses valores devem cobrir as despesas e trazer lucro para que o evento valha a pena.

A venda de bebidas também pode ser uma alternativa de ganho nos eventos. Procure parceiros ou doações de bebidas que possam ser vendidas.

Por fim, comissão e turma, juntas, devem se engajar no planejamento e divulgação dos eventos para que sejam um sucesso e assim render vário lucros para o fundo de formatura.

4. Bazar

Além de entrar na onda da sustentabilidade os bazares são também formas de arrecadar grana sem gerar custos para a realização.

O bazar não precisa ser necessariamente de roupas, existem vários itens que acumulamos em casa e que podem ser oferecidos.

Sapatos em bom estado de conservação, acessórios, objetos decorativos, livros, doces e quitutes caseiros e artesanatos.

Leia também  Quanto custa uma festa de formatura?

Procure quem queira ajudar e participar desses bazares. Familiares e amigos podem doar algo possa ser vendido e ajudar na arrecadação.

Programe com antecedência o bazar, apesar de parecer simples, demanda um certo trabalho a realização. Vocês terão que avaliar o que for doado, os itens devem estar em bom estado de conservação.

O preço de cada peça também tem que ser avaliado de acordo com o estado que ela se encontra. Também será preciso encontrar um local para o bazar acontecer.

Após essa preparação entra novamente a parte da divulgação do bazar. É preciso chamar atenção das pessoas para que venham comprar e investir no fundo de formatura da sua turma.

5. Barraquinhas

Na faculdade sempre existem vários outros eventos acontecendo. A comissão deve procurar esse eventos, bem como seus organizadores para que autorizem a turma a participar com barraquinhas.

Monte kits personalizados, faça quitandas ou até mesmo um estande para venda de rifas nesses outros eventos.

6. Financiamento Coletivo

O famoso crowdfunding (financiamento coletivo) nada mais é que a famosa “vaquinha”. Aquele prática de pedir uma contribuição para uma determinada finalidade, aqui para os eventos de formatura da sua turma.

Aqui a tecnologia também trouxe uma facilitação na execução da modalidade, porém ela deve ser bem estudada para que compense realizar.

Nessa forma de arrecadação não há como garantir o valor que será levantado. Seria uma forma de arrecadar um plus para incrementar os eventos.

A comissão também deve pensar em formas de recompensar quem doa nesse financiamento coletivo, brindes personalizados podem ser usados para isso.

7. Produtos personalizados

Estar fazendo aquele tão sonhado curso é motivo de orgulho pra muitos, e isso faz com que a venda de produtos personalizados seja uma boa pedida, por exemplo:

  • bonés;
  • canecas;
  • tirante;
  • moletons;
  • camisetas;
  • pendrives;
  • canetas;
  • squeezes.
Leia também  Como a comissão pode utilizar um perfil de formatura nas redes sociais?

Encontre um bom fornecedor e negocie descontos, envolva toda a turma nas vendas estipulando metas. Com a ajuda de todos não tem como dar errado.

O campo de venda será enorme e a chance de arrecadação também. Sem contar na possibilidade de treinar suas habilidades de vendas e negociações que poderão te ajudar fora da faculdade. Aproveita!

8. Patrocinadores

Patrocinadores ou padrinhos da turma são pessoas ou empresas que contribuem com dinheiro ou produtos para seus eventos.

Patrocínio é essencial para que os gastos na realização de uma ação não seja maior que o lucro, transformando assim a ideia numa verdadeira furada.

A comissão precisa montar um plano de ação, demonstrando os valores de contribuição e quais o benefícios o patrocinador pode ter ao contribuir.

9. Divulgação

Aqui está o segredo do sucesso: a divulgação. Afinal, como as pessoas irão colaborar sem conhecer o que sua turma anda fazendo.

Hoje em dia existe uma facilidade enorme para a divulgação graças ao grande alcance das redes sociais. Contando com a forma on-line de algumas ideias, como as rifas, você pode fazer vendas em todo lugar, sem precisar sair da cadeira.

Facebook, instagram, twitter, whatsApp, crie contas nessas redes para sua turma e faça delas um canal para acompanharem o desenvolvimento das atividades

Então, são muitos detalhes a serem observados para que as ideias surtem efeitos positivos e engorde o porquinho da sua turma, isso exigirá muito da comissão e da turma.

Mas ao final, com uma festa de formatura a altura dos seus sonhos, você terá a certeza que tudo valeu a pena.

Gostou desse conteúdo? Continue com a gente no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima