Eventos

CULTO ECUMÊNICO: O que é, como funciona e como organizar

A formatura é um momento muito aguardado pelos alunos, já que significa o fim de um ciclo e a conclusão de uma das realizações mais importantes da vida.

A jornada de conclusão de curso é repleta de eventos e celebrações, e uma delas é o culto ecumênico.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você entenda melhor o que é um culto ecumênico e como organizá-lo. Confira!

O que é um culto ecumênico?

O culto ecumênico é uma cerimônia religiosa que contempla diversas crenças. Ou seja, um conjunto de ritos de diferentes religiões realizadas em uma mesma celebração.

De acordo com o dicionário, a palavra “ecumênico” é o conceito utilizado àquilo que atende a todos, que é universal. O termo é muito empregado quando se fala na união das religiões ou, em sentido mais restrito, significa a busca pela unidade das igrejas.

O objetivo é reunir pessoas com o intuito de refletir, celebrar e agradecer por algo, como a conclusão de um curso.

mulher de pele clara com mãos dadas em momento de oração. O fundo está desfocado.

Roteiro do culto ecumênico – 12 Passos para a celebração

Assim como as demais celebrações religiosas, o ato ecumênico de formatura também segue um roteiro. E para que tudo dê certo no grande dia dessa celebração, preparamos um passo a passo, para você se guiar.

A seguir você pode conferir um modelo de roteiro de culto ecumênico. Neste roteiro existem 12 passos que vão acontecer no dia da cerimônia. Entretanto, é importante ressaltar que a turma não precisa ficar presa a este modelo, esse é um norte de como será o dia da celebração.

  1. Abertura
  2. Entrada dos formandos;
  3. Cântico de entrada;
  4. Saudação aos presentes;
  5. Composição da mesa com os líderes religiosos;
  6.  Momento de louvor;
  7. Ciclo de pregações;
  8. Momento de homenagens;
  9. Entrega de rosas aos formandos;
  10. Agradecimentos;
  11. Mensagens finais;
  12. Encerramento.
Leia também  Turma de Medicina: Opções de festas para os formandos

Quem celebra o culto ecumênico?

O culto ecumênico de formatura deve abranger as mais diversas crenças. O cenário mais bacana é que a comissão de formatura se reúna com a turma e faça o levantamento de quais são as suas religiões antes de definir quem serão os líderes.

Geralmente, o culto ecumênico é celebrado por um padre católico e um pastor evangélico.

mão masculina segurando bíblia em celebração ecumênica

Como organizar um culto ecumênico?

Antes de tudo, é importante ressaltar que a realização de um culto ecumênico na formatura é uma decisão da turma e não é um evento obrigatório.

A cerimônia geralmente conta com representantes protestantes, católicos e espíritas, a fim de propagar palavras e reflexões relacionadas à fé cristã, por meio de sermões, de leituras e de música.

Esse é um momento para que as pessoas se conectem com sua fé e agradeçam por mais um ciclo concluído. Alguns detalhes, porém, são importantes na hora de planejar o ato ecumênico. A seguir, separamos alguns deles para você.

Qual o melhor local para celebrar?

Antes de tudo, é imprescindível que a comissão liste quantos formandos comparecerão e a quantos convites cada um terá direito. Assim, a cerimônia poderá ocorrer de forma confortável para todos.

Outra dica importante é não realizar o culto ecumênico em um espaço religioso de algumas das religiões, já que, nesse momento, é importante preservar a diversidade entre elas.

Escolha, por exemplo, o auditório ou outras dependências da escola ou da universidade. Se não for o caso, a comissão pode pesquisar por locais neutros, mas adequados à celebração e que comportem todos os participantes.

Caso, a turma ou universidade seja completamente católica, a celebração passa a ser nomeada de missa de formatura. A missa de formatura é o momento de agradecer o encerramento da graduação seguindo a fé cristã.

Leia também  Discurso de Formatura do Ensino Médio

Quando fazer um culto ecumênico?

As turmas, normalmente, encaixam o culto ecumênico na semana das demais cerimônias (colação e baile), podendo começar todas elas com o culto.

Essa escolha depende da vontade de cada turma, da disponibilidade do local escolhido para a realização do culto e também dos celebrantes.

Como escolher os líderes religiosos?

A comissão de formatura deve se reunir com a turma e realizar uma pesquisa com o objetivo de entender quais as religiões dos alunos.

Com esses dados em mãos, será possível escolher os líderes religiosos que conduzirão a cerimônia e, assim, agradar a todos os participantes.

Definidos os líderes das duas ou três religiões com mais adeptos, no momento do culto, cada um deles promoverá um discurso de acordo com sua crença, sempre colaborando para a reflexão e para a comemoração dos formandos.

Qual a decoração ideal?

Primeiramente, verifique se o local escolhido para a celebração do culto permite a decoração do ambiente.

Em caso afirmativo, evite elementos muito carregados a fim de não causar constrangimento aos líderes religiosos mais conservadores.

Alguns espaços já dispõem de itens decorativos e, assim, é possível diminuir o custo da turma com o evento.

Qual tipo de roupa posso usar?

Para as cerimônias religiosas, a etiqueta sugere roupas mais discretas, em outras palavras, roupas “mais comportadas”. Por isso, a nossa sugestão para missa são roupas mais discretas com um toque de sofisticação. Sem abusar de muito brilho ou decotes.

Uma opção para as mulheres são os vestidos até os joelhos e saias com barras assimétricas. A sofisticação pode ser complementada com acessórios que componham o visual, por exemplo.

Os homens podem variar entre calça e blusa sociais ou traje de passeio, a depender do que será definido pela turma.

Leia também  Quanto custa uma festa de formatura?

Por que contar com uma empresa especializada?

Nesse momento, o ideal é contar com o apoio de uma empresa de assessoria especializada em formaturas.

Selecione aquelas formadas por uma equipe experiente e com profissionais capacitados. Além dos pré-eventos e da festa, ela pode ser responsável pela organização do culto ecumênico junto da turma.

A empresa saberá quais fornecedores selecionar para cada detalhe da cerimônia, qual momento ideal para pesquisar o local do culto e os líderes religiosos, assim como analisará o contrato de cada profissional envolvido.

Ela também saberá onde e como contratar músicos, corais e a decoração mais indicada para o evento, assim como viabilizará o orçamento e o cronograma da turma.

Como você pôde ver, o culto ecumênico pode fazer parte dos eventos de sua formatura. Para que ele ocorra da melhor maneira e agrade a todos, é importante consultar toda a turma e realizar um planejamento, definindo datas, local, quantidade de pessoas, líderes religiosos e roteiro.

Contar com o apoio de uma empresa especializada contribui muito para a organização e para o resultado final da cerimônia.

Com isso, seu evento ocorrerá como imaginado e agradará não só aos formandos, mas também aos amigos e aos familiares que estarão presentes nesse momento tão importante.

Se gostou das informações que preparamos para você sobre culto ecumênico na formatura, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *