Está em busca de começar a trabalhar e conquistar sua independência financeira e pessoal? Montar um currículo para primeiro emprego vai te ajudar nessa missão.
Uma vez que, é o seu cartão de visita para o mercado de trabalho. Porém, fica aquele receio de entregar um currículo vazio e o medo de acabar descartado pelos recrutadores.
Por isso, nesse conteúdo separamos alguns pontos para você prestar atenção no momento de começar o currículo para primeiro emprego. Confira!
Sumário
Como montar um currículo para quem nunca trabalhou?
Primeiramente, selecione apenas as informações mais relevantes para a vaga, como bolsas de iniciação científica na faculdade, domínios de línguas estrangeiras e o nível de aprendizagem, participação voluntária ou em eventos.
Além disso, coloque a área de atuação que deseja seguir e também insira trabalhos informais, caso já tenha feito.
A diversas estruturas de currículo na internet, muitas disponíveis gratuitamente, em plataformas como o Canva.
Nesse sentido, invista no designer que combina mais com seu perfil e segue em frente!
Como fazer um currículo para o primeiro emprego?
Nesse tópicos vamos te contar um passo a passo de como fazer um currículo para o primeiro emprego que pode aparecer de forma bastante simplificada.
Sendo assim, sem muita experiência, manter a simplicidade, sem exageros vai te ajudar, revise o currículo para evitar erros gramaticais antes de entregá-lo.
Comece pelas informações pessoais, mas não exagere
O mais importante é ser objetivo e sucinto. Os dados pessoais é o início do seu currículo, nele devem estar inclusos nome completo, endereço, CEP, cidade, telefone para contato e email.
Dessa forma, não é necessário colocar idade, sexo e estado civil.
Trace um objetivo profissional
Aqui os profissionais precisam escrever de maneira direta para a empresa qual a sua posição de interesse, definindo apenas um objetivo.
Resuma as suas qualificações
Faça um resumo de suas qualificações, como trabalhos temporários, cursos que você possua certificação, workshops de modo a mencionar o nome da instituição, carga horária e início e término do curso.
Além disso, aqueles que tiveram experiência em informática devem mencionar os programas e categorizá-los em nível de formação.
Fale da sua formação acadêmica
Os candidatos precisam colocar o último grau de escolaridade que cursaram, ou seja, caso o ensino superior ainda esteja em andamento ou incompleto escrever dessa forma.
Porém, caso nem esteja começado um ensino superior, colocar a escolaridade anterior, no caso o ensino médio.
Os candidatos com MBA, pós-graduação ou curso técnico precisam mencionar tomando as qualificações acima de nome da instituição, curso, início e término.
Informe sobre algum diferencial
Caso haja algum diferencial que possa acrescer no seu currículo, informe aqui. Não precisa escrever um textão sobre a sua personalidade, porém ações como intercâmbios são cabíveis de menção.
Então, o que achou desse conteúdo?
Continue acessando nosso blog para tirar mais dúvidas.