Organizar uma formatura de fato da trabalho, porque envolve muitos pitacos. Um dos elementos da organização da festa é a arrecadação para a formatura.
Assim, se sua festinha em casa já vira um alvoroso, imagina quando o motivo dessa festa é a conquista do diploma de vários alunos da turma.
Por isso, nesse conteúdo vamos te mostrar tudo o que você não pode errar na arrecadação para a formatura. Confere!
Sumário
O papel da comissão de formatura
A Comissão de Formatura acompanha o desenvolvimento da festa durante uma longa jornada. Por isso, nesse grupinho é ideal que cada um abrace as suas responsabilidades e corra atrás do que é previsto.
Uma comissão de formatura é constituída por formandos proativos e comprometidos, além de uma boa comunicação que gostam de desafios.
Assim, envolver a turma, motivar os formandos, verificar o andamento dos preparativos da festa, funcionar como a ponte entre os alunos e a empresa de formatura e o fundo de formatura são funções desse grupo.
Afinal, não da para colocar a sua turma em uma roubada porque faltou organização e planejamento por parte da turma. Lembre-se o tempo é valioso e continuam rolando durante a sua graduação.
O planejamento e organização
Como já foi dito, organização e planejamento aparecem como os pilares da festa, isso porque ter um planejamento auxilia os formandos a terem um norte no processo.
Sendo assim, antes de apontarmos os erros, é importante colocar todos os deveres no papel, elaborar uma checklist pode te ajudar bastante com essa tarefa.
Porém, ninguém quer passar por tanto tempo de perrengue e não ter aquela festa dos sonhos, se liga no quer você evitar nesse momento:
1- Não definir um líder
Esse é o primeiro erro que queremos destacar aqui, visto que não existe um planejamento com execução bem sucedida se não houver alguém no comando para puxar o bonde.
Dessa forma, ter várias pessoas a frente de um projeto pode deixar as decisões finais mais confusas, já ter um líder acordado por todos vai ajudar na seleção dessas opiniões.
2- Arrecadar um valor abaixo do proposto
Com a grana curta para a proposta do evento, a turma pode sentar e rever o estilo da festa junto com a empresa de formatura, ou mesmo dar os primeiros passos para arrecadação de fundos.
Assim, uma das alternativas é realizar festas abertas ao público para essa arrecadação, além da venda de rifas e bazar.
Caso a turma decida por uma festa arrasadora, porém não possui condições para tal, esse é o momento de arregaçar as mangas e vender brindes, canecas, camisas e outros produtos, por exemplo.
3- Focar em gastos desnecessários
O foco na organização da festa deve englobar tudo que é necessário para uma boa festa, em que todos aproveitem ao máximo esse momento.
Assim, foque nos gastos mais relevantes e necessário, deixando para atender os pequenos caprichos caso sobre investimento.
Uma vez que, resistir as tentações é um dos primeiros passos para a independência financeira.
4- Não escutar os formandos
A partir do momento que a comissão passa a não escutar os formando, esse é um erro básico, contudo ocorre bastante.
Se a festa de formatura é a realização dos sonhos dos universitários, tenha em mente que esse sonho é de todos, assim como todas as decisões precisam ser tomadas em conjunto.
Por isso, não dê mole a festa é de todos e a importância de ouvir a todos os formandos é grande.
5- Escolher qualquer empresa de eventos
É comum que você já tenha visto empresas de formatura que dão calotes nos formandos não é mesmo?
Esses casos realmente acontecem e vão parar na polícia e no momento que se resolvem a sua formatura já foi pro brejo.
Dessa forma, esteja sempre atento na reputação da empresa que você vai optar por transformar seu sonho em realidade.
Saiba escolher uma empresa que garanta o suporte necessário do início ao fim, e que apresente provas consistentes de formaturas de sucesso, cheque as redes sociais e converse com antigos formandos.
Então, o que achou desse conteúdo?
Continue acessando nosso blog para tirar mais dúvidas.