A festa de formatura costuma ser a mais lembrada pelas pessoas durante o período de formatura. Mas você sabe quais as diferenças de formatura do ensino médio x graduação?
Desse modo, a formatura do ensino médio acaba sendo mais light do que a da graduação, tanto pela idade dos formandos. Porém, isso não quer dizer que não haja muita diversão.
Separamos esse conteúdo completo sobre a formatura do ensino médio x graduação para que você entenda as principais diferenças entre essas duas festas. Confere!
Sumário
Quando acontece a formatura?
A colação de grau é uma cerimônia realizada no último ano de formação da faculdade ou ensino médio. Desse modo, seu objetivo é conceder o diploma de formando para o estudante.
Ao ser formado em uma graduação, o estudante passa a ter o título de bacharel (a) ou licenciado(a).
Qual é a origem do baile de formatura?
Dentre as curiosidades do baile de formatura está a sua origem.
Nesse sentido, ninguém sabe uma data exata para o início dessa comemoração, contudo, alguns relatos marcam o ano de 1894 com o surgimento dos primeiros bailes
Desse modo, os primeiros eventos surgiram nos Estados Unidos em que os homens usavam smoking e as mulheres bonitos vestidos longos.
O que é um baile de formatura?
O Baile de Formatura é uma cerimônia que celebra a conclusão do Ensino Médio ou Superior. É a etapa mais aguardada pelos formandos depois de anos de dedicação com os estudos.
Dessa forma, nele há o buffet de formatura, bar com drinks diversos, muita música e diversão durante toda a noite
Quais as principais semelhanças entre os eventos?
Existem sim semelhanças entre esses dois eventos, até porque formatura é formatura independente dos detalhes da festa.
Nesse sentido, é um momento único na vida dos estudos e por isso acaba seguindo alguns protocolos e situações comuns.
O primeiro deles é a criação de uma Comissão de Formatura. Pois, é preciso definir uma equipe que ficará responsável pelas decisões que envolvem a festa.
Esse grupo de alunos também pode traçar estratégias de arrecadação de fundos para ajudar a contribuir com o investimento da formatura.
Além disso, outro ponto a ser destacado é a regularidade das cerimônias nos dois casos, ou seja, a estrutura do baile, como o buffet, falsa e pontos de fotos que são comuns em qualquer faixa etária que o formando esteja.
Formatura do ensino médio x graduação
Agora que você já sabe quais as semelhanças que envolvem esses dois eventos é preciso conhecer as diferenças para que sua turma esteja preparada com mais organização e planejamento.
Pré-evento de formatura
Os pré-eventos são aqueles que acontecem antes da formatura – o esquenta para a festa que em alguns casos celebram datas específicas como a festa de 100 dias – sendo comuns no ensino superior, mas bem raros no ensino médio.
Visto que, o tempo de elaboração da festa é menor e em alguns casos os alunos optam por viagens ou comemorações mais simples.
Tempo de arrecadação
O tempo está do lado do formando, pois quanto maior o prazo de pagamento das parcelas, melhor para o bolso dos estudantes.
Sendo assim, na formatura da graduação as turmas possuem um tempo bem maior para se preparar e fazer uma festa mais grandiosa em um prazo de 4 a 5 anos.
Enquanto na formatura do ensino médio os alunos possuem apenas o terceiro ano – e último – para começarem o planejamento, organizando os valores, preparativos e detalhes para a festa.
Participação dos pais
Os pais e responsáveis acabam exercendo uma participação maior nas formaturas de ensino médio. Isso porque os estudantes, muitas vezes, são dependentes e precisam do apoio dos pais para o evento.
Porém, na graduação a situação pode ou não mudar de figura e os formandos acabam arcando com grande parte dos seus custos.
O que é formatura integrada?
Uma ótima opção para aquelas turmas de formando sem muitos alunos é a formatura integrada.
Pois reúne alunos de mais cursos na mesma festa como uma cerimônia de formatura comum com a união de mais turmas.
Então, o que achou deste conteúdo?