Universidade

Início da faculdade: Como enfrentar os desafios?

A vida universitária e o início da faculdade trás de fato grandes oportunidades. Porém, elas são também acompanhadas por grandes desafios.

Assim, o esperado ingresso na faculdade provoca grandes mudanças na rotina do estudantes, pois agora começa um novo ciclo.

Uma graduação exige a dedicação do aluno e grande parte do seu tempo, bem como é um local de novas amizades e muito aprendizado.

Por isso, preparamos esse conteúdo completo para te ajudar a enfrentar esses desafios desse novo momento. Confira!

Quando se inicia a faculdade?

As vagas para ingresso em universidades públicas e particulares acontecem sempre no começo do semestre letivo, entre fevereiro e começo de março ou no meio do ano, onde se da o início do segundo semestre.

Porém, é possível ter mudanças de acordo com cada instituição e região. além de fatores externos como a pandemia da Covid-19.

Como é a vida de um estudante de faculdade?

A rotina da faculdade possui muitos momentos de diversão e descontração, mas em grande parte do tempo o estudante se depara com grandes obrigações a cumprir.

Assim, esse período requer do aluno maior maturidade, disciplina e autonomia, bem como a vontade de aprender

Como funcionam as aulas em uma faculdade?

As aulas na faculdade funcionam da seguinte forma, os alunos seguem a grande curricular do curso que se matriculou e o cronograma das aulas.

Dessa forma, o estudante vai a faculdade para realizar atividades práticas, avaliações e adquirir especialização sobre área que vai se formar.

Leia também  10 dicas essenciais para ir bem no enem

Tenha em mente quais suas metas

Tenha bem claro antes do início da faculdade quais as suas metas e o propósito de estar buscando uma formatura no curso escolhido.

Sendo assim, veja o que pode acontecer em um curto, médio e longo prazo de tempo em relação a uma evolução pessoal e profissional.

Nossa dica aqui é numerar essas questões por ordem de prioridade e metas de curto ou longo prazo para ter claro em sua mente como concluir o que foi estabelecido.

Não se perca nas festas universitárias

As festas universitárias são de fato um grande atrativo a maioria dos estudantes de ensino superior.

Assim, ainda que alguns filmes e séries mostrem que a vida universitária é uma eterna badalação, isso não corresponde com a verdade.

O importante como tudo na vida é saber equilibrar o lazer e o dever isso vai te ajudar a alcançar ótimos resultados acadêmicos, se formando com sucesso.

Contudo, é evidente que o elevado número de afazeres vai exigir uma reorganização do seu cronograma para conseguir ter todas as suas atividades bem definidas.

Busque fazer amizades

É durante a faculdade que construímos uma base de amizades, uma vez que conhecemos muitas pessoas durante a graduação.

No início da faculdade você perceber que há algumas que você se identifica mais que outras.

Assim que nascem os grupos de trabalho que você vai construindo ao longo do curso achar aquele grupinho ideal vai te ajudar a enfrentar os perrengues universitários.

Mostre estar interessado

Durante as aulas mostre aos seus professores que está interessado nos conteúdos passados, pois isso te auxilia na criação laços com seus professores.

Além disso, abre novas oportunidades nas áreas acadêmica e profissional, visto que te ajuda a ampliar a sua rede de contatos.

Leia também  Veja as 20 dificuldades da vida do universitário

Mostrar interesse vai te fornece o principal: obter mais conhecimento sobre os assuntos que você escolheu estudar.

Não tenha medo de pedir ajuda

Afinal, você está frequentando uma instituição de ensino para aprender e pedir ajuda com suas dúvidas é super normal.

Ao contrário do que grande parte dos universitários pensam, você não sabe de tudo e essa crença trás aos estudantes grande insegurança intelectual.

Lembre-se que toda sala possui pessoas com conhecimentos, experiências e diferenças. Ter medo de pedir ajudar acaba por barrar o seu aprendizado em alguns aspectos.

Então, o que achou desse conteúdo?

Continue acessando nosso blog para tirar mais dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *