Universidade

Vida de universitário: Tudo o que você precisa saber sobre essa fase

Nesse conteúdo vamos te contar como é a vida de universitário, caso você faz parte da geração Z e está prestes a começar a correria do vestibular é preciso ter uma boa noção do que esperar.

Por isso, é aqui que vamos te contar sobre como ser um universitário no Brasil. A faculdade é para os fortes, então esteja preparado para entender mais sobre esse novo momento. Confere!

O que é ser um universitário?

O universitário é aquele que pertence a uma instituição de ensino superior. Porém, ser universitário vai muito além dessa relação de pertencimento e sim é uma fase única da trajetória do estudante.

Assim, é um momento de muita aprendizagem e crescimento profissional e social, causando até uma mudança de personalidade e gostos.

Como é a vida de um universitário?

A vida do universitário de fato não é nada fácil e no meio de um turbilhão de provas, exercícios, atividades e até mesmo conciliar um estágio os perrengues acabam surgindo.

Dessa forma, um dia comum na vida do universitário começa com um despertador barulhento avisando que já é a hora de acordar para conferir quais as aulas do dia.

Logo, todo o estudante acaba tendo, durante esse longo período de curso, grandes e ótimas histórias para contar.

Porém, um grande tema entre elas é sobre os perrengues que envolvem gastar dinheiro (e muito) com xerox, se organizar para estudar e acabar vencido pelo cansaço.

Leia também  5 dicas para ser um calouro de sucesso

Além de dar um pause na vida social, principalmente em época de prova. Além disso, é importante ter em mente que você vai frequentar aulas de todo o tipo relacionadas ao seu curso e outras não, dependendo da carga horária.

Por isso esteja sempre atento, pesquise, seja curioso e dedicado para conseguir novas oportunidades dentro da universidade, como um projeto de pesquisa ou bolsa de estágio.

Como é a rotina de um universitário?

A carga horária das aulas variam bastante de acordo com o curso escolhido, alguns são tempo integral, outros na parte da manhã ou da noite.

Contudo, uma coisa é certa: É necessário que o estudante reveja os conteúdos também em casa.

Quando a aula acabar nada de fechar o caderno e ir tirar uma soneca ou atualizar as séries. Esse é o momento de ler o textos relacionados ao tema e fazer exercícios.

Sendo assim, gerencie seu tempo para não deixar tarefas pendentes e acabar perdendo o prazo das atividades e não é isso que queremos, certo?

É muito importante manter uma rotina, uma vez que a faculdade exige um esquema diferente do que você estava acostumado no Ensino Médio.

Desse modo, a rotina quem faz é você seguindo as suas necessidades, por exemplo:

  • assistir as aulas;
  • fazer exercícios/leituras;
  • revisar a matéria;
  • reservar um momento de lazer ou hobby.

O que todo universitário deve saber?

A vida universitária é o primeiro passo para a vida adulta e entre apostilas e avaliações entenda o que todo universitário deve saber antes de embargar nesse jordana. Se liga!

Compareça a eventos e palestrar da faculdade sempre que puder

Palestras, seminários, encontros, grupos de estudo e congressos além de ajudarem a expandir a sua rede de contatos, te auxilia a conseguir novas experiências na área de atuação.

Leia também  Como utilizar o ChatGPT para estudar melhor

Além disso, te faz entender mais sobre a profissão e em que seguimento possui mais afinidade.

E um dos pontos importantes que muitos alunos ficam correndo atrás no final do curso: as horas complementares, algo disponibilizado nesses eventos extracurriculares.

Os estágios te preparam para o começo da carreira

Os estágios são sim uma experiência importante para a carreira e um fator que muitos universitários ignoram, só parando para pensar no final do curso.

Porém, os estágios são essenciais para te preparar ao mercado de trabalho, bem como um diferencial no currículo.

Estabeleça um bom networking

Não estamos nos referindo aqueles alunos puxa saco do professor e que interrompe as aulas para simular a participação.

Entretanto, manter um relação tranquila com os professores pode te trazer grandes oportunidades, tanto dentro da faculdade, como fora dela.

Por meio da plataforma Lattes, pesquise sobre as áreas de atuação dos seus professores, seus projetos e suas pesquisas, tente se aproximar daqueles em que a área de interesse esteja de acordo com a sua.

Então, o que achou desse conteúdo?

Continue acessando nosso blog para tirar mais dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *